O QUE MUDA NA NATAÇÃO COM WETSUIT???

Eu pergunto a cada triatleta que treino “como você altera seu estilo ao nadar com uma roupa de borracha?” Poucos acertam a resposta.

Dizem coisas como “bem, eu flutuo melhor, então não bato perna”. Raramente vão além da menção da maior flutuabilidade e do uso das pernas menos ou nada.

Acredito que existam 3 mudanças críticas na técnica, necessárias para maximizar a velocidade e eficiência ao usar uma roupa de borracha em competições de triatlo.

 

1. Use menos pernadas

2. Use uma recuperação de braço mais reta (ao nadar com uma roupa de mangas compridas)

3. Use uma taxa de braçada mais lenta do que ao nadar sem a roupa

 

Vamos detalhar cada uma delas.

 

1 – Menos Pernadas

Como a roupa de borracha adiciona flutuabilidade, uma pernada forte dobrando muito os joelhos resultará apenas em bater perna na superfície e gerar muita turbulência, sem proporcionar muita propulsão para frente ou ajudar no equilíbrio. O resultado é energia desperdiçada na forma de uma frequência cardíaca mais alta do que a necessária para manter aquela velocidade. No entanto, não bater perna, apenas arrastar as pernas, resultará em rotação insuficiente do core e sobrecarga nos braços e ombros, que precisarão puxar o corpo.

Muitas pessoas que “pensam” que não estão batendo perna, ainda fazem uma grande tesoura sempre que respiram para ganhar estabilidade. Definitivamente isso funciona, mas também cria um arrasto significativo, pois as pernas criam um efeito de paraquedas. Mantendo uma pernada constante e estreita, o atleta pode manter a rotação do corpo correta, cadência e respiração sem comprometer a posição do corpo e por consequência mantendo uma boa velocidade com pouco arrasto.

 

2. USE UMA RECUPERAÇÃO DE BRAÇO MAIS RETA

Se você tentar usar uma recuperação de braço com cotovelo alto, com as pontas dos dedos recuperando perto da superfície da água e da axila, você cansará seus ombros mais rapidamente e não conseguirá manter uma cadência “fácil e rítmica”. Quando usamos uma roupa de borracha, os ombros sofrem  com a restrição de movimentos, então fazer braçadas com braço reto e cotovelo mais baixo, pode reduzir esse esforço extra que em muitos pode inclusive gerar lesões.

 

3. MENOR FREQUÊNCIA DE BRAÇADA

Se você usar uma taxa de braçada lenta sem uma roupa de borracha, começará a afundar entre as braçadas se não tiver um equilíbrio ou flutuabilidade excelentes. Com uma roupa de borracha, há mais flutuabilidade o que permite nadar com uma taxa de braçada menor e manter um melhor impulso para frente.

A maioria dos triatletas “programa” sua técnica de natação e frequência de braçada ao nadar em uma piscina sem roupa de mergulho, onde os efeitos da gravidade e da flutuabilidade são muito diferentes do que com a roupa. Além disso, mesmo nadando em água fria, muitos atletas começarão a superaquecer em sua roupa de mergulho se usarem a mesma taxa de braçada e pernada que fazem ao treinar em uma piscina.

Não é tão fácil dissipar o calor do corpo em uma roupa de neoprene.

Esta é uma das razões pelas quais os triatletas muitas vezes se sentem ÓTIMOS nos primeiros metros da natação quando não estão aquecidos. No entanto, meio quilômetro na natação, quando aquecidos pelo esforço e se a água não estiver gelada, vai se tornando difícil manter ritmo com o aumento do calor.

 

Sugestões para lidar com as diferenças entre a natação sem e a com roupa de borracha:

1. Faça alguns treinos de natação na piscina com sua roupa de borracha – na velocidade da prova ou mais rápido, começando pelo menos 4 semanas antes da prova. Você não precisa ficar com a roupa durante todo o treino. Faça um aquecimento semelhante ao que faria em uma prova e depois faça um treino equivalente à distância da corrida.

2. Se onde você treina for quente e sua prova exige o uso da roupa, faça ao menos a série de aquecimento do treino usando a roupa, pois com o corpo frio você vai demorar alguns minutos até estar aquecido na piscina.

3. Faça exercícios que ensinem a recuperação de braço mais reta, mas ainda tente alcançar um cotovelo alto e uma puxada rasa embaixo d’água.

 

Até a próxima um forte abraço e valeuuuuuuu

 

Conheça nosso canal no Youtube para outras dicas  www.youtube.com/@valutri

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks level 2
contato@valutri.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

Youtube channel: www.youtube.com/@valutri